top of page
  • r2ponto

Prevenção e a importância da realização do exame de mama: Mitos e verdades

Você sabia que quando detectado de forma precoce, as chances de cura do câncer de mama aumentam e, a mamografia é a melhor forma de se descobrir a doenca, antes mesmo que seja detectável por um exame clínico?






O autoexame é importante, mas sozinho não é suficiente para reduzir a mortalidade pelo câncer de mama. A razão disso é que , canceres iniciais, menores de 1,0 cm, dificilmente sao palpaveis no autoexame.

Por isso que surgiu a campanha do Outubro Rosa, para promover a conscientização da importância de se detectar a doença de forma precoce e, principalmente, da realização periódica da mamografia, indicada anualmente, a partir dos 40 anos.

Apesar deste ser o câncer mais comum entre as mulheres, ainda há muitas dúvidas.

Aproveite para esclarecer algumas agora:

1 – Pessoas acima do peso têm mais chances de ter câncer de mama


Verdade. O tecido gorduroso aumenta os níveis de estrogênio, que estimula as células mamárias a se reproduzirem e, possivelmente, causarem câncer.

2 – Desodorante causa câncer de mama


Mito. O desodorante antitranspirante atua nas glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor. E o câncer de mama se desenvolve nas células mamárias.

3 – Tenho histórico familiar de câncer de mama, por isso corro mais riscos

Verdade. O fator genético influencia bastante na possibilidade de ter câncer. Se você tem mãe, irmã ou filha com câncer de mama, o seu risco de ter também aumenta em 80%, por isso faça exames regularmente.

4 – Usar sutiã causa câncer de mama


Mito. Até o momento, nenhum estudo conseguiu comprovar a relação entre o câncer e o uso de sutiãs, pois o uso do acessório não influencia a produção de células cancerígenas.

5– Se eu descobrir que estou com câncer terei que retirar a mama


Mito. Com os avanços na medicina e com a detecção precoce pela mamografia, a prática de retirada das mamas por completo só é utilizada em casos extremos. Hoje as cirurgias retiram apenas o necessário, conservando a maior parte do seio da paciente.

E você, sabe como está a saúde das suas mamas? Procure um especialista e tire todas as dúvidas.


5 visualizações0 comentário
bottom of page