top of page
  • r2ponto

Importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Você sabia que quando detectado de forma precoce, as chances de cura do câncer de próstata aumentam e, a ressonância multiparamétrica da próstata exerce um papel muito importante no diagnóstico?





O primeiro passo é feito pelo clínico geral e urologista através da avaliação clínica, do toque retal e da análise laboratorial do PSA, cujos resultados, caso apresentem alterações, podem indicar uma suspeita de neoplasia.

Para confirmar ou descartar a patologia, é realizada uma ressonância multiparamétrica da próstata e, se houverem achados suspeitos de neoplasia, e realizada uma biopsia dirigida da prostata, elevando as taxas de detecções das lesões, principalmente dos tumores mais agressivos.

A quantidade de detalhes oferecidos pelo exame permite ver a extensão da doença e consegue também auxiliar no diagnóstico de lesões a distância, como linfonodos pélvicos envolvidos pela doença e também acometimento de estruturas ósseas da pelve.

É muito importante que todo homem entre os 40 e 50 anos, tenha consciência de procurar o médico, ao menos uma vez por ano, para realizar consulta preventiva e ressonância multiparamétrica.

O exame é simples e rápido, dura em média 30 minutos. No dia do exame, é necessario um jejum de cerca de quatro horas.

Com o diagnóstico é possível determinar o melhor tratamento para o paciente, que pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia, reposição hormonal, entre outras técnicas que serão indicadas de forma individualizada.

3 visualizações0 comentário
bottom of page