Fevereiro Roxo - Alzheimer - Sintomas e Diagnóstico

Várias doenças podem se manifestar como uma síndrome demencial, mas a doença de Alzheimer é o subtipo de demência mais frequente. Por isso, o reconhecimento dos sinais e sintomas de apresentação da doença de Alzheimer são fundamentais para o diagnóstico e tratamento





Os sintomas mais frequentes da doença de Alzheimer são a perda de memória, dificuldade em planejar ou resolver problemas, dificuldade em compreender imagens visuais e relações espaciais e, dificuldade em executar tarefas familiares.

O risco de ser diagnosticado com doença de Alzheimer aos 65 anos será de 21,1% para o sexo feminino (mulheres) e de 11,6% para o sexo masculino (homens). Quando a doença tem início antes dos 65 anos, chamamos de doença de Alzheimer de início precoce.

As complicações mais temidas na doença de Alzheimer ocorrem na fase terminal da doença. Nesta fase, há risco de múltiplas complicações que incluem o risco de aspiração, devido a dificuldade em deglutir; a desnutrição; a imobilidade com úlceras de pressão, trombose venosa profunda e infecções.

Qualquer pessoa com suspeita de demência deve realizar um estudo de imagem. A ressonancia magnetica cerebral é o exame mais frequentemente utilizado para o diagnostico e, também permite identificar a maioria das outras causas tratáveis.

Se existe a suspeita de doença de Alzheimer, a família deverá consultar um médico. Não existe nenhum tratamento que seja capaz de reverter a doença de Alzheimer, contudo, há várias estratégias farmacológicas e não farmacológicas, para melhorar a qualidade de vida do paciente e, consequentemente dos seus familiares.


#Alzheimer #Diagnóstico #Prevenção #Sintomas #Cuidados #Saúde #BemEstar #Exames


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo