top of page
  • r2ponto

Entenda mais sobre a disfunção erétil



Olga Goulart: A impotência masculina ocorre quando há uma disfunção erétil permanente, ou seja, a perda da capacidade de ereção suficiente para a relação sexual. A disfunção erétil atinge cerca de 10 milhões de homens no Brasil, as principais causas são: emocionais, hormonais, disfunções vasculares ou alterações anatômicas ocasionadas por doenças. Para nos trazer mais esclarecimentos sobre impotência masculina e os métodos de diagnóstico, conversamos com o Urologista Dr. Lucas Bittencourt.


Viva mais viva melhor – Doutor, o que é a impotência sexual e quais as causas?

Dr. Lucas Bittencourt – Impotência sexual é o sinônimo de disfunção erétil. É a incapacidade persistente de você iniciar ou manter uma ereção para permitir uma relação sexual satisfatória, suficiente para ambos. As causas são diversas, por isso é tão difícil tratar e lidar com esse tema . Vou enumerar 3 grandes grupos: 1º grupo orgânico – são os casos de origem vascular, problemas nos vasos do corpo e consequentemente no pênis, os neurogênicos que são pacientes que tiveram derrames, AVC, esclerose múltipla, traumatismo na coluna, algumas deficiências hormonais, principalmente baixa testosterona, o hiper e hipotireoidismo, uso de algumas medicações como os antipsicóticos, antidepressivos, diurético s, os betabloqueadores e alteração estrutural no próprio pênis como deformidades penianas, doença de Peyronie e pacientes de pênis embutidos. 2º Psicogênico, 3º o misto , que é a causa mais comum.

Viva mais viva melhor – Os fumantes têm mais probabilidade de ser tornarem impotentes?

Dr. Lucas Bittencourt – Sim, o tabagismo de forma geral é um grande fator de risco para disfunção erétil e para inúmeras outras doenças, tipo: coração, derrame cerebral e outras. Quanto maior o tempo de tabagismo, maior o tempo da disfunção erétil.

Viva mais viva melhor – O estresse causa disfunção erétil?

Dr. Lucas Bittencourt – É muito comum o estresse causar uma disfunção erétil pontual, ou seja, por um período curto. Não é o causador da disfunção erétil, ele pode apenas causar uma redução na qualidade da ereção em determinado momento. Com tratamento , há melhora do quadro.


Viva mais viva melhor – Como é feito o diagnóstico da impotência masculina?

Dr. Lucas Bittencourt – Tem que se fazer um apanhado da história sexual detalhada do casal, se o paciente tem mais de uma parceira, ver se o paciente está fazendo uso de algumas medicações, saber se já fez algum tratamento para disfunção, investigar a baixa de testosterona que pode ser responsável pela disfunção erétil. Depois, vamos para o exame físicos, procurando avaliar alguma anormalidade no pênis, doença de Peyronie , que é uma doença que causa uma tortuosidade no pênis, outras doenças como a hipostasia, a própria fimose, a própria curvatura congênita, são algumas causas encontradas nos exames físicos, avaliação dos testículos, pois testículos pequenos significa pouca produção de testosterona e isso pode se encaixar em uma das causas hormonais. E avaliar também o PSA e o exame retal em pacientes acima de 40 anos , para ver como está a próstata. E por fim, solicitar exames de laboratório. Vou citar alguns pontuais: hemoglobina glicada, glicemia em jejum, o perfil lipídico, o hormônio LH e testosterona, FSH, prolactina e PSA.

Viva mais viva melhor – Quais exames de imagem devem ser realizados para avaliação da disfunção erétil?

Dr. Lucas Bittencourt – O USG do pênis com Doppler com fármaco ereção. Esse exame avalia a hemodinâmica peniana, avalia os vasos do pênis e se há alguma curvatura provocando o quadro de disfunção erétil.

Viva mais viva melhor – Doutor, nos fale um pouco sobre a realização do USG Doppler peniano em ereção?

Dr. Lucas Bittencourt – a USG Doppler peniana com fármaco ereção é a ferramenta mais importante, tanto para o diagnóstico da disfunção erétil, quanto para se traçar uma melhor estratégia para o tratamento.


10 visualizações0 comentário
bottom of page