top of page
  • r2ponto

AGOSTO LARANJA : ESCLEROSE MÚLTIPLA

Ó que é? Quais tratamentos? Como é feito o diagnóstico?



A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune crônica do sistema nervoso central, do cérebro e da medula espinhal, na qual há destruição do tecido protetor, chamado mielina, impedindo ou alterando a transmissão das mensagens do cérebro para as diversas partes do corpo.


O Agosto Laranja foi criado pela AME (Amigos Múltiplos pela Esclerose) com o objetivo de ser um movimento coletivo para desmistificar essa condição crônica de doença e fomentar o diagnóstico precoce, mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para quem convive com a doença, seus amigos e familiares.


Os sintomas da doença são variados e dependem da parte do sistema nervoso que foi afetada. Entre os mais comuns, estão fraqueza, distúrbios de equilíbrio, entorpecimento, transtornos visuais, tremores, vertigens, sensação de rigidez dos membros, fadiga, problemas na fala, no intestino e alterações na bexiga.


Mesmo as causas ainda sendo desconhecidas, o grupo de risco é bem estabelecido: mulheres têm mais propensão a desenvolver a esclerose múltipla, com uma taxa de proporção de 3 para 1.


Por se tratarem de muitos sintomas, o diagnóstico pode ser difícil e inclui: Exames de sangue, Punção lombar, Ressonância magnética, Exame de potencial evocado (que mede os sinais enviados pelo cérebro em resposta a estímulos).


Quanto mais cedo o tratamento é iniciado maior a chance de modificar o curso natural da doença em longo prazo, reduzindo o número de surtos clínicos, de lesões e de sequelas neurológicas. Não há tratamentos que curem a doença, mas existem recursos, como medicamentos, fisioterapias, entre outros que ajudam os portadores da doença a se manterem produtivos e confortáveis.


Uma alternativa é manter a prática de exercícios físicos, pois eles ajudam a fortalecer os ossos, a melhorar o humor, a controlar o peso e auxiliam nos sintomas da fadiga. Quando os movimentos estão comprometidos, a fisioterapia ajuda a reformular o ato motor, dando ênfase à contração dos músculos ainda preservados.


Cuide de você, cuide de quem você ama.



3 visualizações0 comentário
bottom of page