top of page
  • r2ponto

A IMPORTÂNCIA DO EXAME DE MAMOGRAFIA

Todos os anos, mais especificamente no mês de outubro, somos lembradas sobre a importância da prevenção do câncer de mama e, reforçar a ideia do diagnóstico precoce nunca é demais, por isso essa campanha internacional é tão necessária entre as mulheres, pois além de estimular a prevenção, também fortalece a irmandade feminina.

A mamografia é uma das maiores conquistas das mulheres. Sem ser um exame invasivo, permite diagnosticar o câncer enquanto ainda não apresentou sintomas. É um exame muito importante para a saúde da mulher e a melhor forma de detectar precocemente o tumor. O objetivo da mamografia é constatar a doença ainda em estágio inicial para que seja possível iniciar o tratamento o quanto antes. Dessa forma, as chances de cura são maiores e os impactos da doença diminuem. Mas por outro lado, não é um exame perfeito. Quando realizado, pode diagnosticar lesões com aparência suspeita ,que não são câncer e que muitas vezes precisam ser submetidas a biópsia para excluir a possibilidade de tumor. E isso pode causar “ansiedade” nas mulheres.

É fundamental que tenhamos consciência a respeito de alguns sintomas que podem surgir decorrentes da doença: Dor na mama ou no mamilo, inversão do mamilo, edema, inchaço da mama, eritema, nódulo palpável . Alguns destes sintomas podem ser detectados com a auto palpação, porém, é importante destacar que a aferição por este método significa que o tumor já está em estágio mais avançado.



É muito importante que a mulher realize mamografia anualmente ,a partir de seus 40 anos e, para quem tem histórico na família de câncer de mama, é fundamental o acompanhamento e cuidados mais precoces, porém grande parte das mulheres temem em realizá-lo por receio de que o tumor seja descoberto ou mesmo por acharem o exame dolorido.

Mas agora que você já sabe o quão importante e necessário é esse exame, não vai deixar cair no esquecimento e lembrar só em outubro do ano que vem, ok?

Só quem faz a mamografia se certifica de diagnosticar o câncer no seu estagio inicial, garantindo maior chance de cura através da detecção precoce da doença.

Outro exame que também pode detectar o câncer de mama é a ressonância magnética, mas essa é indicada para casos especiais.

Caso tenha interesse em aprender mais sobre esse método, leia o blog sobre ressonância magnética das mamas.




1 visualização0 comentário
bottom of page