A IMPORTÂNCIA DO EXAME DE RESSONÂNCIA PARA PRÓSTATA

Todos os anos, mais especificamente no mês de novembro, somos lembrados sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata e é de grande importância reforçar a ideia do diagnóstico e prevenção.



Por isso essa campanha é tão necessária entre os homens, pois além de estimular a prevenção, também quebra a resistência masculina no autocuidado.

O câncer de próstata é um tumor silencioso. Sendo assim, é fundamental que tenhamos consciência a respeito de alguns sintomas que podem surgir decorrentes da doença.

O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns como:

  • Micção frequente.

  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.

  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).

  • Sangue na urina ou no sêmen.

  • Disfunção erétil.

  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.

  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pé.

Alguns dos sintomas podem ser percebidos clinicamente, porém é importante destacar que isso geralmente ocorre quando o tumor já está em estágio mais avançado.

Outra forma mais segura e eficaz de detectar o câncer é através da Exames de imagem como a Ressonância Magnética da próstata, podendo ajudar desde a detecção precoce de um possível câncer até o planejamento do tratamento e posterior acompanhamento. O objetivo da ressonância é analisar uma avaliação anatômica da próstata, com uma resolução de qualidade para tecidos moles maior do que qualquer outra modalidade de diagnóstico por imagem.

É muito importante que o homem realize consulta com o urologista ou clinico geral anualmente , a partir de seus 50 anos e, para quem tem histórico na família de câncer de próstata, é fundamental o acompanhamento e cuidados desde cedo; porém grande parte dos homens temem em realizá-lo por receio de que o tumor seja descoberto.

Mas agora que você já sabe o quão importante e necessário é esse exame, não vai deixar cair no esquecimento e lembrar só em novembro do ano que vem, ok?

Só quem realiza frequentemente os exames, se certifica de não ter câncer ou garante maior chance de cura através da detecção precoce da doença. Vale ressaltar que apenas a ressonância magnetica da próstata consegue detectar a doença no seu estágio inicial.


Quer saber mais sobre esse assunto? click no link abaixo de nossa entrevista com Dr. Bruno Dantas sobre RM da prostata.


Ressonância Multiparamétrica da Próstata


#NovemboAzul #Cuidados #Proteção #MêsDosHomens #Homens #Saúde #BemEstar #PrevençãoAoCâncerDePróstata




17 visualizações

Clínica de Diagnóstico por ImagemUnidade Itaigara

71. 3797 8500   |  71. 99718-8505

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

OUTROS EXAMES | ENTREGA DE RESULTADOS

  • Av. ACM 846, lojas 25, 26 e 27 Edf. Max Center.

  • Av. ACM 1034 sala 229A - Edf. Pituba Parque Center.

Clínica de Diagnóstico por ImagemUnidade Shopping Bela Vista

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E TOMOGRAFIA 

  • Alameda Euvaldo Luz , 92 - Piso L2 Loja 92 -  Shopping Bela Vista