A importância de uma boa hidratação no período do Inverno

Manter o nosso organismo hidratado no período de inverno é essencial para que tenha um bom funcionamento. Além de ajustar o processo digestivo, controla a temperatura do organismo e retira toxinas via urina e suor.




Outro ponto importante é que a hidratação retarda o envelhecimento da pele, pois evita o ressecamento e rachaduras que facilitam a formação de rugas, além de mantê-la mais firme e saudável.


Para um consumo adequado de água recomenda-se a quantidade de 35 ml para cada quilo de peso. Apesar dessa recomendação, é importante lembrar que cada pessoa apresenta uma necessidade diferente de hidratação, que pode ser maior, por exemplo, pelo seu nível de atividade física.


Leve sempre com você uma garrafinha de água. Tome o líquido de forma fracionada durante o dia todo. Lembre-se dos benefícios que ela pode dar a curto prazo e a longo prazo. No trabalho, no carro, na rua ou praticando exercício físico, não importa o momento, esteja diariamente hidratado para uma melhor qualidade de vida.

Veja algumas dicas:


O recomendado é ingerir 500 ml de líquidos, duas horas antes da atividade física para promover hidratação adequada e ter tempo suficiente para a excreção da água ingerida em excesso.

  • Durante os exercícios, o ideal é beber água em intervalos regulares. O objetivo é ingerir líquidos em quantidade suficiente para repor toda água perdida pelo suor.

  • É importante que os líquidos sejam ingeridos em temperaturas menores do que a temperatura ambiente (entre 15 e 22 graus)

  • Alguns alimentos também podem auxiliar na ingestão de líquidos: frutas (melão, melancia, laranja), legumes e verduras (chuchu, pepino, alface), chás naturais (camomila, erva cidreira e mate) e sopas são excelentes opções para manter o corpo hidratado.

  • Consumir chás: Possui inúmeros benefícios para a saúde, e é uma forma de esquentar e hidratar o corpo. É importante preferir os chás naturais, feitos com a própria erva, como: erva-cidreira, mate, hortelã e camomila e adaptar o paladar para consumir em sua forma natural, sem a adição de açúcar.

Agora que você já sabe a importância da água para a sua saúde, não esqueça de manter a hidratação sempre em dia!

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